Pular para o conteúdo principal

Exu Mangueira


Exu Mangueira na Umbanda


Um exu ligado a Ossaim, Ogun, e iwín (os espíritos das árvores).
Atua muito em abertura de caminho, progresso, proteção, vitórias e guerra.

É um bruxo da mata que se esconde nas árvores à noite, e utiliza da força do pé da mangueira para o seu trabalho. A folha da mangueira é muito utilizada em magias para o Orixá Ogun por seu poder de abrir caminhos, atrair vitalidade e vitória. É um guardião espiritual de muitos terreiros ligado ao exu tronqueira.

O melhor dia para cuidar de Exu Mangueira é a terça-feira, dia ligado ao planeta marte e energias de guerra, vitalidade e caminhos.

Suas bebidas podem ser a bagaceira, cachaça, ou cachaça com folhas e galhos de mangueira dentro.

Magia para o Exu Mangueira abrir caminhos de prosperidade

Pegar uma garrafa de vodca ou gim e colocar dentro folhas e galhos de mangueira, folhas de cana-de-açúcar, um pedaço de ferro, dez moedas correntes de maior valor, dez favas de anis estrelado e um azougue. Antes de fechar a garrafa fale o que deseja atrair com a boca no gargalo para que seus pedidos se misturem à bebida. Deixe curtir por uns 3 dias em local escuro.
Embaixo de uma árvore de mangueira à noite, acenda uma vela branca ou verde e passe pelo corpo um copo d'água pedindo limpeza e molhe a terra, pegue três gotas de dendê e molhe a terra também. Depois passe a bebida nos pés e nas mãos simbolizando a prosperidade que receberá em suas mãos e segure uma moeda com a mão esquerda, e jogue a bebida na terra, molhe a mangueira e suas raízes acenda um charuto ou cigarro, bafore fazendo os seus pedidos, deixe a fumaça subir nas folhas e abrace a árvore bem forte visualizando o seu desejo realizado, emoções e transmitindo para a árvore a imagem clara do que quer do Exu Mangueira e dos espíritos das árvores. Diga que quer o auxílio da falange de Exu Mangueira e dos espíritos que puderem e quiserem auxiliá-lo (Esta frase eu aprendi com Osó Luís de Oxalá ou Lulla de Oliveira). Quando o desejo é sincero e não agride a ninguém ele tende a se realizar sempre.
As moedas deverão ser doadas a pessoas que precisem como pedintes na rua.
Guarde a moeda (que segurou na mão) na carteira até se realizar, assim que estiver realizado, deixe-a embaixo de um pé de mangueira onde alguém possa pegar.
Agradeça tudo de bom que receberás positivamente.




O Assentamento do Exu Mangueira pode ter elementos como:

Um galho de mangueira
Imagem
Um pedaço grande de ferro
Sete qualidades de pimentas
Terra de estrada movimentada
Terra embaixo de um pé de mangueira apanhado numa terça-feira de lua minguante
Moedas correntes
Folhas de mangueira

Também podem ser colocados os elementos da firmeza num vaso de planta ou na terra e colocar a mangueira em cima. Se colocar no vaso de planta deve-se trocar depois de grande, ou colocá-lo na terra, plantando a muda grande numa mata e trocando por uma nova, mas trazendo da mata uma folha para guiar à energia que está na árvore até a nova planta e residência.

Ponto de Exu Mangueira

Esse boi vermelho, ô calunga,
Amarra na mangueira, ô calunga,
pra tirar o couro, ô calunga,
e fazer pandeiro, ô calunga!

Demanda braba, ô calunga,
chama o Exu Mangueira ô calunga!
Homem guerreiro, ô caluga,
Que vem neste terreiro, ô calunga!

Mas se quiser fazer feitiço
vá na estrada e plante a muda! (bis)
Marafo, dendê, pimenta
charuto ou cigarro
Prá agradar Exu Mangueira
O homem que ninguém derruba!

Comentários

Anônimo disse…
este site é muiito bom ! como enviar perguntas a vc ,? vc responde aki mesmo? obrigado
Unknown disse…
laroye meu exú manguera
Olá, seja bem vindo!
As perguntas podem ser por aqui.
boa tarde.
Ase ooo!
Anônimo disse…
preciso de uma ajuda pois sou espirita e minha vo era mae de santo so que faleceu e ja tinha largado nao cuidava de nada e meu tio era ogam so que nao cuida mais de nada e esta muito ruim pro lado dele a pouco tempo descobri sobre exu mangueira na vida dele pq ele tbm nao quiz nem quer mais saber do espiritismo entao quero ajudar ele o que devo fazer pois ele quando nao bebe e uma otima pessoa mais quando bebe ele se perde e vira um alcolatra e usa drogas tbm o que devo fazer.
essa comentario nao e da pessoa da foto so utilizei pois nao tenho conta no google entao eu vou colocar como anonimo ok espero uma resposta sua pois exu mangueira esta vendo que quero fazer as coisas pra ele sera que vc pode me ajudar
Anônimo disse…
preciso de uma ajuda pois sou espirita e minha vo era mae de santo so que faleceu e ja tinha largado nao cuidava de nada e meu tio era ogam so que nao cuida mais de nada e esta muito ruim pro lado dele a pouco tempo descobri sobre exu mangueira na vida dele pq ele tbm nao quiz nem quer mais saber do espiritismo entao quero ajudar ele o que devo fazer pois ele quando nao bebe e uma otima pessoa mais quando bebe ele se perde e vira um alcolatra e usa drogas tbm o que devo fazer.
essa comentario nao e da pessoa da foto so utilizei pois nao tenho conta no google entao eu vou colocar como anonimo ok espero uma resposta sua pois exu mangueira esta vendo que quero fazer as coisas pra ele sera que vc pode me ajudar
antoniocarlos1018@hotmail.com
Anônimo disse…
Como achar esse ponto do Exú Mangueira cantado
Unknown disse…
Salve meu protetor! Salve exu mangueira.
Unknown disse…
Salve meu protetor! Salve exu mangueira.
Pri disse…
Eu preciso desse ponto cantado do Exú Mangueira e não estou encontrando. Alguém pode me ajudar?
Anônimo disse…
Simpatia pra esse Exu Mangueira só pode ser feita na lua minguante? E só na terça ?

Postagens mais visitadas deste blog

Exu Das Sete Catacumbas

Exu Das Sete Catacumbas O Exu das Sete Catacumbas é ligado aos mistérios do cemitério, das trevas, magia e necromancia. É um mago que atua protegendo e rondando os cemitérios para que haja paz e ordem entre os trabalhos, feitiços, rituais nos lugares santos. É um guardião que ronda de cova em cova os cemitérios. Atua diretamente sob o comando de Obaluwaiyê, Iyá Onilé (mãe terra) e elemento terra para que haja uma harmonia entre os corpos que se desfazem, a energia do apego material que fica nos ossos, as “almas” desencarnadas e encarnadas que rondam este ambiente, as oferendas que são depositadas e os carregos que são levados para serem transformados lá. Há todo um trabalho em conjunto para que a harmonia possa reinar entre os vivos, os mortos e as energias que nossa vã filosofia não sonha existir. Não há feitiço que este amigo não possa desfazer, dependendo somente do merecimento e dignidade do médium! Oferenda ao Exu das Sete Catacumbas para positivar

Exu Lúcifer na Umbanda

Os mistérios de Lúcifer, a grande Luz e os seres de outros planetas, a ligação com Egito, índia, pirâmides Maias...  O primeiro Lúcifer que existiu com este nome não encarnou nesta esfera, era um mestre cósmico vindo do conselho da Grande Fraternidade Branca do sistema solar de Sírius. Por isto o portador da Luz em grego (LVX FERRVS Ferrus = Portador e Lucis = Luz).  Os espíritos que atualmente trabalham na Lei de Umbanda sob o nome de Exu Lúcifer em nada se assemelham ao Demônio criado na demonologia oriunda do cristianismo e tradições hebraicas. Ora se “os símbolos de uma religião só assustam os que neles acreditam”*, se jogarem milho de canjica cozida na cabeça de um iniciado no candomblé o médium incorporará na hora, mas se jogarmos a mesma canjica em médiuns umbandistas ou da doutrina espírita nada acontecerá... Por que não acreditam naquele símbolo. Da mesma forma acontece com Lúcifer que é um nome utilizado pelos espíritos desta falange para trabalho. O no

Cabocla Jurema, fundamento e oferendas.

A Cabocla Jurema é uma das caboclas mais famosas na Umbanda e uma das primeiras a serem incorporadas na nova fase da Umbanda após a organização dos Espíritos Brasileiros através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. A raiz do seu culto vêm da pajelança indígena, que foi passada para os Juremeiros, os catimbozeiros, encantadores e outros Mestres dos cultos brasileiros que têm origem e predominam no Nordeste do Brasil. É uma entidade que antes da Umbanda já atuava em p essoas com sensibilidade espiritual antes destes cultos citados acima, pois acredita-se que a Árvore da Jurema Sagrada sempre teve sua guardiã, e Mestra no plano físico, onde a árvore era apenas um portal para o Plano Superior e os reinos da Jurema (Reinos espirituais divididos em Sete Reinos para uns e Doze Reinos para outros). Seja como for, temos uma analogia clara às Sete Linhas de Umbanda, como planos vibratórios, cidades espirituais ou moradas espirituais onde cada Mestre, Entidade, Guia e Falangeiro são morador