Pular para o conteúdo principal

Exu Capa Preta



Exu da Capa Preta

Exu ligado à magia, disfarce, a noite e feitiçaria. Sua capa preta serve para cobrir a sua passagem pela madrugada, a sua ronda noturna. Um grande símbolo deste exu é a lua e um pedaço de pano de veludo preto. É chamado de Tranca Ruas da Capa preta. Muitos dizem que é ligado a São Cipriano por seu famoso livro da capa preta e ao mesmo tempo ligado ao bode preto.

O preto simboliza os impulsos humanos mais baixos que os levam às trevas da ignorância, e as trevas sempre foram associadas no inconsciente coletivo no tempo em que não dominávamos o fogo, e dependíamos da luz solar para alimentação e proteção.

Assim a luz se tornou o bem, o lado positivo do dia e da vida e a noite o lado ruim, negativo e morte. Mas na cultura iorubá o branco é o símbolo da morte, do luto, o céu para onde retornam os espíritos – Orún.

Justamente por estes símbolos coletivos este espírito adotou a cor negra da noite para dizer cabalisticamente a sua missão na terra. Os seus médiuns têm uma ligação com a noite e fascínio pela madrugada e pelo oculto. É um grande mago que se disfarça nas trevas dos pensamentos e energias emanadas pelos seres humanos para poder trazer a luz divina em sua missão.

É a luz no fim do túnel disfarçada de trevas.

Seus pertences costumam ser de cor preta, pois os médiuns vêem os espíritos desta falange assim vestidos, e usam em suas festas: capa, cartola, bengala, terno preto, calça preta, anéis com pedras pretas...
Sua grande magia é purificar qualquer ambiente, médium e desfazer feitiços e pactos.

O bode tornou-se símbolo negativo desde que Eliphas Lévi descreveu o bode de Mendes, os Bode dos Sabbats. Mas na torá hebraica eram ofertados dois bodes no antigo testamento um branco para Deus e o outro preto para a negatividade, também temos a associação do bode expiatório pois eram confidenciados os pecados nos ouvidos dos bodes para que no sacrifício levassem as pendências das pessoas, e os segredos morriam com os bodes. Ou seja, o simbolismo do bode (que é um animal criado pelo grande criador e parte do criador que está em toda a parte e em todos os seres) nos lembra da importância do segredo, que é a alma do negócio, ou ainda o que a direita não saiba o que dá a esquerda, e que quando buscamos a felicidade encontraremos calados no nosso interior, e não em tempos gastos com conversas tolas com pessoas que tem pouco admiração por você e pensamento positivo para nos auxiliar. A força psíquica nossa é mais forte que a dos outros, mas se contarmos a dez pessoas que não querem o nosso bem, ou que ainda são negativas, nos tornaremos suscetíveis à não concretização dos nossos planos.
Aliás magia é a arte de dominar a sua vida em paz e harmonia, tornando realidade os seus desejos mais sinceros e íntimos. E uma grande chave na magia é SABER, OUSAR, QUERER E CALAR!
Assim com certeza o Exu Capa Preta poderá nos auxiliar mais facilmente.

Assentamento do Exu Capa Preta

Três pedras ônix
Uma pedra turmalina negra
Uma pedra de vassourinha da bruxa
Uma hematita
Carvão vegeta e carvão mineral
Um pedaço de veludo preto na imagem
Chifre de boi ou bode
Ouro, prata, cobre, estanho, chumbo, latão e estanho
Um pedaço de enxofre
Panela de ferro
Uma vela preta, pois nos ambientes mais trevosos e nas provações maiores a luz sempre se faz.


Oferenda ao Exu Capa Preta para positivar seus caminhos

Um pedaço de veludo preto, folha de mamona roxa com farofa de dendê com bifes de carne de boi passados no dendê com cebola roxa e pimenta do reino, três ovos cozidos em rodelas, cebola roxa em rodelas e azeitonas pretas enfeitando.
Regar dendê.
E oferecer conhaque e um charuto.

Ponto do Exu Capa Preta

Seu Capa Preta no reino
é uma beleza
Eu nunca vi um exu assim
Seu Capa Preta, ele é um rei!
Ele é madeira que não dá cupim!

Salve o Exu Capa Preta!


Comentários

Unknown disse…
Salve Exu da Capa Preta, que tanto tens feito por mim!!!
Unknown disse…
Salve Exu da Capa Preta, que tanto tens feito por mim!!!
Unknown disse…
Salve Exu capa preta faça por mim e pela minha família. Tragados paz e vitórias.

Postagens mais visitadas deste blog

Exu Das Sete Catacumbas

Exu Das Sete Catacumbas O Exu das Sete Catacumbas é ligado aos mistérios do cemitério, das trevas, magia e necromancia. É um mago que atua protegendo e rondando os cemitérios para que haja paz e ordem entre os trabalhos, feitiços, rituais nos lugares santos. É um guardião que ronda de cova em cova os cemitérios. Atua diretamente sob o comando de Obaluwaiyê, Iyá Onilé (mãe terra) e elemento terra para que haja uma harmonia entre os corpos que se desfazem, a energia do apego material que fica nos ossos, as “almas” desencarnadas e encarnadas que rondam este ambiente, as oferendas que são depositadas e os carregos que são levados para serem transformados lá. Há todo um trabalho em conjunto para que a harmonia possa reinar entre os vivos, os mortos e as energias que nossa vã filosofia não sonha existir. Não há feitiço que este amigo não possa desfazer, dependendo somente do merecimento e dignidade do médium! Oferenda ao Exu das Sete Catacumbas para positivar

Exu Lúcifer na Umbanda

Os mistérios de Lúcifer, a grande Luz e os seres de outros planetas, a ligação com Egito, índia, pirâmides Maias...  O primeiro Lúcifer que existiu com este nome não encarnou nesta esfera, era um mestre cósmico vindo do conselho da Grande Fraternidade Branca do sistema solar de Sírius. Por isto o portador da Luz em grego (LVX FERRVS Ferrus = Portador e Lucis = Luz).  Os espíritos que atualmente trabalham na Lei de Umbanda sob o nome de Exu Lúcifer em nada se assemelham ao Demônio criado na demonologia oriunda do cristianismo e tradições hebraicas. Ora se “os símbolos de uma religião só assustam os que neles acreditam”*, se jogarem milho de canjica cozida na cabeça de um iniciado no candomblé o médium incorporará na hora, mas se jogarmos a mesma canjica em médiuns umbandistas ou da doutrina espírita nada acontecerá... Por que não acreditam naquele símbolo. Da mesma forma acontece com Lúcifer que é um nome utilizado pelos espíritos desta falange para trabalho. O no

Cabocla Jurema, fundamento e oferendas.

A Cabocla Jurema é uma das caboclas mais famosas na Umbanda e uma das primeiras a serem incorporadas na nova fase da Umbanda após a organização dos Espíritos Brasileiros através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. A raiz do seu culto vêm da pajelança indígena, que foi passada para os Juremeiros, os catimbozeiros, encantadores e outros Mestres dos cultos brasileiros que têm origem e predominam no Nordeste do Brasil. É uma entidade que antes da Umbanda já atuava em p essoas com sensibilidade espiritual antes destes cultos citados acima, pois acredita-se que a Árvore da Jurema Sagrada sempre teve sua guardiã, e Mestra no plano físico, onde a árvore era apenas um portal para o Plano Superior e os reinos da Jurema (Reinos espirituais divididos em Sete Reinos para uns e Doze Reinos para outros). Seja como for, temos uma analogia clara às Sete Linhas de Umbanda, como planos vibratórios, cidades espirituais ou moradas espirituais onde cada Mestre, Entidade, Guia e Falangeiro são morador