Pular para o conteúdo principal

Os Pretos Velhos, Almas e Angola, Canjerê e Lunda Kioko

As almas santas e benditas. São a falange mais caracterizadora da Umbanda, e nasceu de cultos conhecidos como Almas e Angola e Lunda Kioko (Omolokô).

Foto: paijoaodeangola.com.br

Os primeiros negros que aportaram no Brasil, mais precisamente Rio de Janeiro, vieram da região da atual Angola, e do sul da África. Eram as tribos: Lundas, kiokos, cabulas, cambindas, haussás, fulanis, cassanjes, mucoca, monjolo, congos, bantos, Fashi-Ashantis, moçambiques.

Estes negros se uniram em crenças como todos nós sabemos e mais ou menos se unificaram no ritual de Angola (bantu-kikongo). Os mais sincretizados se transformaram nos rituais denominados ‘Almas e Angola’ e Omolokô (Lunda Kioko) que foi difundido no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A angola continuou com seus Ji’nkinsi (Deuses-plural de N’kinsi) cultuando-os em quase total segredo.

Algumas casas sincretizaram seus deuses aos deuses nigerianos sem poder ter ensinamentos suficientes ou mediante aos sincretismos particulares (filhos de uma nação se introduzindo e amalgamando as duas).

A nação Lunda Kioko (Omolokô) -era uma tribo ao sul da África- em boa parte sincretizou seus Kalundu aos orixás nagôs, e em boa parte foi se perdendo (até que se encontra atualmente numa busca por suas raízes em algumas casas)

A nação ‘Angola e Almas’ foi sincretizada ao catolicismo, e incorporou o panteão nagô. Posteriormente foi transformada em Canjerê e depois em Umbanda de Almas. Muito fácil ter se perdido suas raízes ou mesmo citações após tantas incorporações e desmembramentos.

O resumo acima nos permitiu entender melhor não só as raízes da linha das almas de Umbanda, como da própria Umbanda. E uma pergunta insiste: -Coincidência o Estado da Guanabara ser a capital do país e ter recebido os escravos bantos e congos? Seria talvez um plano dos espíritos superiores? Ou pura matemática, a Umbanda nascer na capital e se dar por tantos sincretismos onde justamente havia um fluxo grande de perspectivas religiosas? O que você me diz?

Podemos em Angola e Almas ancorar a base dos pretos velhos, que não foi totalmente perdida, pois estamos ainda em contato direto com os protagonistas. Mas aos que buscam entender a pureza do culto:

A maior parte dos rituais banto e congo não se dá pela incorporação, mas pelos encantamentos. 
As cantigas, ervas, favas, pós e os dikenga (mandalas utilizadas no Kongo), são os maiores fundamentos neste ritual (assim como no culto à Ifá). 

Os ancestrais deste culto sempre ficaram com o espaço externo denominado ‘Cruzambê’ (ver a iniciação de muzenza, Ornato José da Silva - Pallas), a casa das almas, com um cruzeiro, chão de areia, copos, ervas, favas, coités, e quartinha. Aprendi em algumas casas a colocar uma quartinha para as almas. Como bem vimos antes em relação aos nossos ancestrais familiares houve muita dispersão, mistificação, e com todas essas misturas muita coisa real foi perdida. Ou seja, o ritual que mais interessa é o que funciona para nós e este nem sempre é o que queremos.

Cada preto velho possui uma raiz, uma fé e culto segundo seu aprendizado.

Eu aconselho o conhecimento do médium para com seu guia, e através deste conhecimento desenvolver seus rituais.

Uma imantação de um Preto Velho é maravilhosa para proteger uma casa, e os resultados são sempre obtidos.

Normalmente usamos para a imantação dos pretos velhos:


  • O ponto em ferro, madeira, ou pemba.
  • Uma panela de ferro
  • Otá 
  • Os sete metais (ouro, cobre, prata, chumbo, estanho, latão e ferro)
  • Sal grosso (de preferência o puro)
  • Folhas de café, tabaco, fumo e arruda.
  • Favas de saúde, sete linhas, paz, divina, olho de boi, preto velho.
  • Turmalina negra (Puxa toda a negatividade)
  • Uma estrela de cinco pontas (Símbolo de vida, evolução e Umbanda)
  • Uma cabeça de alho roxo (afasta vampiros e parasitas astrais)
  • Um punhal preto e branco (Ponteiro serve para impedir a passagem de espíritos indesejados, deve ficar por cima apontando para a entrada, ou virado para cima)
  • Orobô (pacto com a ancestralidade)


Deixar os elementos curtindo no sumo das ervas  preparado com vinho com orobô ralado por três dias.

Depois colocar na panela de ferro com sal grosso, o ferro, e os outros elementos, soprando o pó do ponto por cima.

Plantar num pé de arruda, sem o sal grosso, colocando num vaso de planta na porta de casa, no quintal ou varanda.

Colocar os elementos num coité com sal grosso na frente da imagem.

Caso não tenha assentamento no seu ritual: Lavar a imagem com as ervas e essências, e colocar os elementos nos pés da imagem, ou dentro. Neste caso o otá deve ficar em contato com a terra numa planta, não é bom ficar preso dentro da imagem.

Colocar tudo numa quartinha (menos o sal grosso) e oferecer à entidade com água ou sumo de ervas aos sábados. As bebidas alcoólicas e café colocar num coité.


Outros elementos que podem fazer parte da sua firmeza:
Um imã com muitas moedas
Cruz de osso ou marfim (vendida em lojas de artigos religiosas)
Cruz de Azeviche
Figa de Azeviche
Figa de Arruda
Figa de Guiné
Terço
Pedra Dara


O colar tradicional sempre foi a conta de lágrima de nossa senhora, eu conselho um olho de boi, favas, pedras, e se possível pingentes feitos com os metais astrais, ou no mínimo o chumbo que nos liga à ancestralidade e o carma, e o ouro que nos remete à saúde (saúde, poder, riqueza).

A melhor oferenda é o prato tradicional para a raiz desta entidade. Pai mineiro com um feijão e couve, Maria Baiana com um angu...Tia Maria de Minas um Tutu, o que melhor for de agrado aos nossos protetores. A diferença são os elementos que  colocamos na oferenda simbolizando o que nós estamos pedindo materialmente, emocionalmente, e mentalmente.
Para muitos isto pode ser indiferente, mas aos que entendem sobre psicologia, subconsciente e egrégora de ancestrais culturais poderão se utilizar de magias aprimoradas.


MAGIAS E RITUAIS DAS ALMAS

Defumador para afastar descarrego e mandar energias negativas, feitiços e espíritos mal intencionados - fazer num dia de sábado
Palha de alho
Cominho

Magia para atrair positividade, boa sorte e prosperidade pelas almas 
Quinar as folhas de guiné, cana-de-açúcar, sálvia e Alfavaca e depois fazer um chá.
Colocar o chá ainda bem quente numa tigela na entrada da casa, com a porta aberta, enquanto sobe o vapor do chá, assoprar pó de açafrão de fora para dentro, cantando a cantiga do seu preto velho ou preta velha, depois lavar a entrada da casa, e salpicar por dentro e por sobre o telhado.

Oferenda para atrair toda a positividade do seu preto velho (preta velha) na sua vida
Fazer um chá de cominho, dente de alho roxo e arruda. Com este chá fazer um mingau de aveia, colocar numa folha de mamona roxa, arrumar frutas brancas que você goste por cima. Enfeitar com galhos de arruda e flores brancas. No caso de oferenda a uma preta velha colocar um ovo de galinha caipira no meio (simbolizando a fertilidade feminina).

Magia para atrair dinheiro pelas almas
No cachimbo do seu preto velho (ou preta velha) colocar o fumo e misturar anis estrelado, canela e sálvia. Ir fumando e fazendo seus pedidos e sua oração de preferência. Passar oito moedas pelo corpo, colocar aos pés da imagem ou imantação prometendo depois levá-las à porta de uma igreja.

Magia para segurança no comércio
Uma figa de madeira, grande e virgem. Quinar arruda e acrescentar um chá de cominho deixar por três dias curtindo. Depois de 3 dias, socar três dentes de alho e esfregar na figa com dendê. Riscar o ponto do seu preto velho e soprar sobre a figa. Amarrar a figa com fitas do Sr. do Bonfim e outros santos de sua devoção. Colocar no comércio.Não é indicado para bares, pois este amuleto repele egun, o que destruiria o movimento de um bar.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exu Das Sete Catacumbas

Exu Das Sete Catacumbas O Exu das Sete Catacumbas é ligado aos mistérios do cemitério, das trevas, magia e necromancia. É um mago que atua protegendo e rondando os cemitérios para que haja paz e ordem entre os trabalhos, feitiços, rituais nos lugares santos. É um guardião que ronda de cova em cova os cemitérios. Atua diretamente sob o comando de Obaluwaiyê, Iyá Onilé (mãe terra) e elemento terra para que haja uma harmonia entre os corpos que se desfazem, a energia do apego material que fica nos ossos, as “almas” desencarnadas e encarnadas que rondam este ambiente, as oferendas que são depositadas e os carregos que são levados para serem transformados lá. Há todo um trabalho em conjunto para que a harmonia possa reinar entre os vivos, os mortos e as energias que nossa vã filosofia não sonha existir. Não há feitiço que este amigo não possa desfazer, dependendo somente do merecimento e dignidade do médium! Oferenda ao Exu das Sete Catacumbas para positivar

Exu Lúcifer na Umbanda

Os mistérios de Lúcifer, a grande Luz e os seres de outros planetas, a ligação com Egito, índia, pirâmides Maias...  O primeiro Lúcifer que existiu com este nome não encarnou nesta esfera, era um mestre cósmico vindo do conselho da Grande Fraternidade Branca do sistema solar de Sírius. Por isto o portador da Luz em grego (LVX FERRVS Ferrus = Portador e Lucis = Luz).  Os espíritos que atualmente trabalham na Lei de Umbanda sob o nome de Exu Lúcifer em nada se assemelham ao Demônio criado na demonologia oriunda do cristianismo e tradições hebraicas. Ora se “os símbolos de uma religião só assustam os que neles acreditam”*, se jogarem milho de canjica cozida na cabeça de um iniciado no candomblé o médium incorporará na hora, mas se jogarmos a mesma canjica em médiuns umbandistas ou da doutrina espírita nada acontecerá... Por que não acreditam naquele símbolo. Da mesma forma acontece com Lúcifer que é um nome utilizado pelos espíritos desta falange para trabalho. O no

Cabocla Jurema, fundamento e oferendas.

A Cabocla Jurema é uma das caboclas mais famosas na Umbanda e uma das primeiras a serem incorporadas na nova fase da Umbanda após a organização dos Espíritos Brasileiros através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. A raiz do seu culto vêm da pajelança indígena, que foi passada para os Juremeiros, os catimbozeiros, encantadores e outros Mestres dos cultos brasileiros que têm origem e predominam no Nordeste do Brasil. É uma entidade que antes da Umbanda já atuava em p essoas com sensibilidade espiritual antes destes cultos citados acima, pois acredita-se que a Árvore da Jurema Sagrada sempre teve sua guardiã, e Mestra no plano físico, onde a árvore era apenas um portal para o Plano Superior e os reinos da Jurema (Reinos espirituais divididos em Sete Reinos para uns e Doze Reinos para outros). Seja como for, temos uma analogia clara às Sete Linhas de Umbanda, como planos vibratórios, cidades espirituais ou moradas espirituais onde cada Mestre, Entidade, Guia e Falangeiro são morador